quinta-feira, 3 de julho de 2008

Desenvolvimento Organizacional - Juliana Chaves Eloy

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Juliana Chaves Eloy
-
O mundo moderno caracteriza-se pelo constante e complexo universo de informações e inovações no meio interno e externo das organizações. O Desenvolvimento Organizacional ou D.O. potencializa a capacidade adaptativa da organização em lidar justamente com esse dinamismo. O maior desafio não é fazer uma empresa existir, mas fazê-la sobreviver à diversidade cultural, ao surgimento de tecnologias avançadas, às oportunidades e restrições políticas, econômicas, jurídicas, psicológicas e sociais. A principal função do D.O. é transformar empresas com sistema mecanizado por sistema orgânico que é baseado em confiança, descentralização de poder para tomada de decisões, compartilhamento de responsabilidades e controle, foco nos relacionamentos e gestão de conflitos por meio de negociações. As organizações são sistemas vivos, complexos, abertos, dinâmicos e interdependentes que dependem do relacionamento baseado no respeito à pessoa humana.

Um dos focos principais do D.O. é o relacionamento, pois são as pessoas os atores principais dos cenários organizacionais. Cada pessoa, em sua individualidade, possui características comportamentais diferenciadas que definem o seu papel na empresa e da empresa no mercado. A forma de interação e o sistema de valores desenvolvem a cultura organizacional que constitui o ambiente interno e a atmosfera psicológica de cada organização. Para mudar uma organização é preciso mudar a sua cultura que depende dos sistemas em que as pessoas vivem e trabalham.

Muitas empresas ainda estão presas a padrões antigos de administração que impossibilitam a adaptação às mudanças e o estímulo à inovação. Isso dificulta o desenvolvimento organizacional que é um processo lento e gradativo que conduz as organizações a um estado de consciência sobre o seu papel na teia da vida e dos negócios. Esse processo permite que as organizações conheçam a si mesmas e desenvolvam suas potencialidades, a fim de utilizar estratégias de mudanças que possibilitem apoio e não resistências aos esforços de busca por conhecimento e melhorias contínuas. As estruturas convencionais são muito criticadas por seu poder centralizado e autoritário que dificulta a comunicação. Além de frustrar e alienar os colaboradores, essas estruturas impõem uma divisão de trabalho com funções fragmentadas ou imutáveis que inibem a ligação emocional do funcionário com o seu trabalho e o torna, conseqüentemente, fragmentado também.

É bastante comum as organizações terem por objetivo melhorar a qualidade de vida nas organizações. Não apenas de uma maneira estrutural ou funcional, mas também de alcançar melhorias mais amplas e complexas. Um exemplo disso é a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que aumente o desempenho nas relações humanas individuais e grupais. O planejamento do D.O. destina-se a provocar mudanças de atitudes, valores, comportamentos, estruturas e a construir um ambiente que facilite a adaptação, o ajustamento e a reorganização que for necessária. Todas essas variáveis devem ser continuamente observadas, analisadas e aperfeiçoadas para que gerem motivação e maior produtividade.

A Consultoria Empresarial é um conjunto de serviços que visa identificar os problemas de uma empresa. Os procedimentos abrangem processos, por meio de etapas a serem realizadas, como a diagnose e o plano de ação, por exemplo. A finalidade é trazer soluções e orientações de melhorias para o empresário. Estes resultados podem ser alcançados através da EloyChaves Consultoria e Ensino Empresarial, um time especializado em Desenvolvimento Organizacional (D.O.) com foco em Desenvolvimento Humano (D.H.). Um trabalho ético que desenvolve a consciência organizacional e humana, potencializando suas capacidades de adaptação às mudanças, autodesenvolvimento, criatividade, relacionamento baseado em confiança e satisfação mútua. Ser flexível em um universo mutável é de extrema importância nos sistemas organizacionais. Compreender
uma organização está além de estruturas, organogramas e funções. A compreensão acerca das organizações permeia o infinito número de possibilidades que a natureza humana pode criar. E a EloyChaves está no mercado para fazer parte dessa grande teia de relacionamentos entre organizações e pessoas.

Contato: 55 75 8829-4401
-

Um abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário: