terça-feira, 26 de agosto de 2008

O papel do Gestor na construção do conhecimento - Lucivalda Félix

O Papel do Gestor na Construção do Conhecimento
por Lucivalda Félix

O objetivo principal de toda empresa é a maximização do lucro. Porém não se deve esquecer que para alcançar esse objetivo precisam urgentemente capacitar e motivar sua equipe. Empregados capacitados e motivados tornam-se mais criativos e comprometidos e, por conseqüência, produzem mais e com maior qualidade. O trabalho em equipe nos leva a assumir mais responsabilidades tornando-nos mais confiantes e capazes para tomar decisões dentro da organização.

Para que isso aconteça os colaboradores precisam ter competência profissional e é aqui que entram os gestores, que têm um papel fundamental na formação e no desempenho das equipes, assim como também são responsáveis pelo crescimento e aprimoramento dos mesmos.

Se unirmos os conhecimentos adquiridos diariamente com aprendizados estruturados, metodológicos e didáticos, o desenvolvimento desses conhecimentos adquiridos na vivência acontecem mais rápido e esses profissionais se tornarão mais seguros e previdentes.

Profissionais motivados são capazes de procurar capacitação fora da empresa para que possam desenvolver seu trabalho com mais eficiência, investindo em cursos e especializações. Uma empresa sábia deve ajudar o profissional na sua formação, uma vez que é a empresa a responsável direta pela capacitação dos seus colaboradores.

Os gestores precisam se preocupar com a formação profissional de sua equipe trabalhando as cinco competências que são: planejar, controlar, integrar, motivar e treinar. Nem todo gestor pratica a quinta competência com suas equipes que é considerada uma das mais importantes para o sucesso das organizações. Por exemplo, em uma empresa de grande porte é possível criar um programa em que os colaboradores sejam capacitados na própria empresa (in company), para isso já existem no mercado empresas de consultoria empresarial que são especializadas no assunto, mas o gestor deve participar direta e continuamente da formação de sua equipe.

Treinar uma equipe não é tarefa fácil, pois além do fator tempo ser determinante o gestor necessita de didática para aplicar os conhecimentos adquiridos de forma estruturada e ordenada visando uma boa formação e aprimoramento das competências de sua equipe.
Nesse mercado de mudanças aceleradas, as empresas precisam ser competentes e criativas para sobreviver no mundo dos negócios. As empresas inteligentes investem nas pessoas e o profissional responsável pelo treinamento e capacitação dos seus colaboradores deve sempre buscar melhorias no desenvolvimento de habilidades, competências, qualidades e auto-estima.

Um abraço e até a próxima!

4 comentários:

Unknown disse...

Lucivalda,
Parabéns pelo artigo. Você é uma excelente aluna e tenho certeza que você será uma excelente gestora.

Rita Rocha

José Gileá disse...

Lucivalda,

Gostei muito de seu artigo!!!
Transparece a sua maturidade intelectual e capacidade de ligar conhecimento adquirido a busca da excelêncial profissional.

Wagner Fagundes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wagner Fagundes disse...

Olá Lucivalda!
Adorei suas palavras. Irei acrescentar:::
A equipe bem preparada e acima de tudo, "feliz" TRAZ GRANDES RESULTADOS. Na minha opinião, outra questão é que: Não podemos ficar somente dando nomenclaturas do tipo: "vocês são nossos colaboradores". Funcionário é funcionário. E ele sabe disso. O que precisamos é fazê-lo feliz, enquanto funcionário e principalmente, cidadão. Essa felicidade em melhores condições de trabalho, capacitação. Até mesmo um simples "bom dia" ou "como está?" já é uma diferença. Devemos pensar e lembrar do nosso Querido Maslow e de sua pirâmide das necessidades. Um grande abraço e sucessos mil!!!